quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projetos Inacabados

No aprendizado de programação, você pode deixar vários projetos inacabados, que não foram terminados por diversos motivos, a vantagem de ter um portifólio de projetos inacabados é que eles demonstram a sua capacidade de inovar, mesmo que o projeto não tenha sido concluído, pois demonstra sua habilidade em trabalhar com panoramas diferentes,ainda mais se você não tem conhecimentos avançadas de programação, servem como uma ótima fonte de aprendizado, pois permitem que você descubra novas formas de realizar tarefas específicas, e também coisas novas que você nunca pensou em fazer, ou sabia que era possível.
Segue aqui a lista de projetos inacabados meus:
- Jogo de Truco On-line em VB5
Numa época em que jogar truco virou mania na escola, eu tentei fazer uma versão on-line do jogo, na época eu nem tinha conhecimento de como fazer a conexão entre os computadores, meu conhecimento de TCP/IP era limitado, mas o jogo já tinha o misturador de cartas, já que eu não sabia randomizar um array no VB, e tinha parte da lógica do jogo funcionando. Só faltou a parte de conexão que funcionava precariamente.

- Programa de Organização de Livros
Era um programa que tinha por objetivo cadastrar todos os livros do escritório, era praticamente funcional, mas usava demais o DAO do Access, e depois que eu descobri o SQL, nunca mais utilizei isso, foi o primeiro programa de uso útil que eu fiz, mas que nunca foi utilizado.

- Rascunho do Programa de controle de Processos Judiciais
Esse rascunho só tinha Javascript praticamente, era a seção que permitia incluir mais de um cliente e parte, e permitia cadastrar o cliente novo por completo na mesma tela, um caos de javascript.

- Rascunho de um programa de Catalogo de CDs e DVDs
Um rascunho bem simples, praticamente só tinha o desenho dos bancos de dados, e um programa feito em cima de outro.

- Programa de transmissão de dados via som.
Esse é um dos mais interessantes que fiz, mas fiz em VisualBasic, por isso não deu muito certo. Mas a idéia era interessante, e o programa chegou a ser capaz de transmitir 2 unidades de informação diferentes.
A idéia era usar a placa de som para transmitir dados entre computadores, usando um cabo P2-P2, até funcionava usando o microfone, mas precisava de uma especificação mais avançada, os dados eram transmitidos por tons em frequencias diferentes, o programa em VB era capaz de identificar a frequencia do som e dizer se era A ou B, a detecção de frequencia era precária, mas funcionava.
O projeto não deu certo principalmente porque surgiram os pendrives, mas a idéia era totalmente viável, só não sei a velocidade de transmissão do sistema.

Depois eu falo de mais outros projetos inacabados que eu tenha me esquecido...

Nenhum comentário: