quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Propriedade Intelectual

O que fazer com a propriedade intelectual em um mundo em que a maioria dos jovens vêm ao mundo com a idéia de que a propriedade intelectual é inexistente?
Jovens copiam músicas, filmes, seriados, programas livremente na internet, isso é um problema para indústria, mas ela provavelmente encontrará uma solução para isso... Talvez remunerando-se por vias indiretas.
O problema mais importante está na concepção de que patentes são um mal ao mundo.
O processo movido contra o twitter por uma empresa que patenteou um modelo parecido para situações de emergências, ou a patente do Google de sua página inicial. Algumas pessoas veêm essas práticas com maus olhos.
Mas o que seria do mundo sem as patentes?
Se você acha que os inventores são movidos simples e apenas pela boa vontade de ajudar o mundo, lembre-se que eles precisam se sustentar, não podem viver de vento.
E se tiverem de trabalhar em outra coisa para se sustentar, não terão tempo livre o bastante para inventar.
De onde viria o dinheiro para remunerar os inventores, e também para incentivar as invenções? Do governo?
E o tempo que você gastou, os materiais gastos, na milhares de tentativas até chegar num produto que funciona?
Para ser inventor você teria de ser também filantropo, ou seja, quem não é filantropo não poderia inventar, ou seja, menos invenções no mundo, menos avanço...
Lembre-se que as patentes tem prazo de validade, o Gilete, aquela lamina de cortar a barba expirou alguns anos atrás. Porque você acha que as industrias farmaceuticas tem nomes compostos? Porque suas patentes estão vencendo, e como não conseguem encontrar novos medicamentos, têm de aumentar seu portifólio de medicamentos.
Assim, durante sua validade, o inventor tem direito a receber royalities por sua invenção, mas depois desse período a invenção passa a ser de domínio público.

É claro que algumas patentes parecem não fazer sentido, mas se os escritórios de patentes aceitarem, porque não patentear? Se você for esperto o bastante pode fazer um pé de meia sem qualquer esforço... E com esse pé de meia poderá ajudar quem quiser, sejam crianças da Africa, sejam os desabrigados de sua cidade.



Estou testando escrever sobre temas polêmicos para ver como os acessos do blog reagem...

Nenhum comentário: