terça-feira, 4 de agosto de 2009

Migrando para Google for Apps

Estou migrando o sistema de e-mail do escritório para o Google for Apps, uma das razões para a migração é a falta de organização do sistema atual.
O sistema atual é baseado no protocolo MAPI (IMAP), usando hMailServer como servidor, tem uma conta que baixa os e-mails da conta de e-mail externa POP, armazenando as mensagens nesta conta.
Todos os usuários tem acesso a essa conta pelo SquirrelMail, com auto logon.... O problema é que a GUI do Squirrelmail é meio básica demais, sem controle anti-spam, e sem maior mobilidade das mensagens.
Também todos os usuários tem acesso a conta MAPI, pelo Windows Live Mail, que tem uma interface melhor que o SquirrelMail, mas que peca pois tem a mania de querer baixar todas as mensagens de cada pasta, e isso pode lerdear demais. Se eu fosse configurar ele para apenas baixar os cabeçalhos ainda assim, teria de fazer manualmente em cada pasta, e considerando o número de estações que é pequeno, mas considerável o trabalho.
Cada usuário tem uma conta pessoal, configurada também no Windows Live Mail ou no Outlook.
Isso, em razão da conta geral ser MAPI, torna as coisas muito complicadas, eis que surgem duas Caixas de Entrada, o que complica a vida de qualquer um...
O maior problema mesmo é a pesquisa de e-mail, quando eu preciso encontrar um, se deixar pro outlook ou live, tenho de esperar ele baixar todas as mensagens ou cabeçalhos, essa organização mata qualquer um, e se eu usar o squirrelmail, a pesquisa dele tem timeout do php de 30s, o que já demonstra que demora, se a pasta for gigante.
Pensei em usar o Zimbra, mas de qualquer forma eu teria de ser o administrador e configurar tudo, além de ter de cuidar dos backups entre outros serviços necessários para a manutenção do mesmo.
Com o Google for Apps eu só tenho de resolver o problema do mailto:, que parece que o Google Notify resolve, mas não sei direito como configurar ele, ainda.
Outro problema do Gmail é que o Word perde a função de enviar e-mail por ele mesmo, que de certa forma é uma pessíma função, mas usada no escritório.
De resto, ganho com o controle de spam, acesso anywhere, anytime, e facilidade de configuração de máquina nova, e migração de servidor, já que não há servidor local, e principalmente ganho pela pesquisa.
Perco com a falta de backup meu, e por ter de mudar a cultura do escritório.
Depois escrevo mais...

Nenhum comentário: